Por que o dólar é tão importante para o agronegócio?

Entenda porque novas moedas podem ser uma oportunidade para o setor e a economia em geral

A criação de uma moeda no Mercosul tem riscos e vantagens, mas é uma ideia a ser considerada. (foto - ilustrativa)

A criação de uma moeda no Mercosul tem riscos e vantagens, mas é uma ideia a ser considerada. (foto - ilustrativa)

27deJaneirode2023ás11:44

O produtor rural brasileiro praticamente não tem como escapar dos impactos da variação do dólar, a moeda dos Estados Unidos, em seu negócio. E isso não é apenas no Brasil não, mas em todo o mundo.

De fato, este sobe e desce pesou nesta semana nas cotações de várias commodities agrícolas, como soja, milho e outras. Mas por que a variação do dinheiro dos estadunidenses é tão importante?

A primeira parte da resposta poderia ser: isso ocorre porque a moeda norte-americana baliza a maior parte do comércio internacional, ao menos, desde meados do século XX.

Esse privilégio, anteriormente, pertenceu à libra esterlina do Reino Unido. Antes disso, só para se ter ideia, o lastro da economia mundial era o ouro, o que de certa maneira, limitava a expansão do comércio. Mas essa é outra história.

Enfim, o dólar em alta torna o poder de compra dos agentes estrangeiros maior em relação ao real ou outras moedas, estimulando o aumento das exportações e, portanto, também aumento de cotações.

Ou seja, se os imporadores vão pagar em dólar e seu dinheiro está valendo relativamente mais, suas compras ficam estimuladas.