Arroz, feijão e carnes estão entre alimentos mais desperdiçados, diz pesquisa
Combinação representa 73% do que "sobra no prato"
|Pesquisadores destacam que os grupos de alimentos desperdiçados são condizentes com os mais consumidos. (foto - banco Ibrafe)
Arroz e Feijão. Dois itens que não podem faltar na mesa do brasileiro e que, ironicamente, também estão os que mais “sobram” no prato.
Segundo os pesquisadores Carlos Eduardo Lourenço, Cecília Maria Lobo Araújo e Luciana Marques Vieira, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), o desperdício desses alimentos, é de 22% e 16%, respectivamente.
O dado consta em estudo publicado na revista “Sustainable Production and Consumption” e reproduzido pelo Ibrafe (Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses).
Os autores aplicaram a mais de mil questionários para 696 pessoas. Os entrevistados foram selecionados de acordo com a amostra padrão da população brasileira registrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (em 2020)..
Os participantes, que fazem parte da base de consumidores de um aplicativo para smartphone, registraram em fotos os volumes de alimentos desperdiçados durante um período.