Conab destitui diretor executivo após reunião de conselho

Silvio Porto assume cargo de forma interina; Incra-SP tem teve nova superintendente

|
Novos nomes foram anunciados para a Conab nesta quarta-feira. (foto - divulgação)

Novos nomes foram anunciados para a Conab nesta quarta-feira. (foto - divulgação)

14deMarçode2023ás17:23

O Conselho de Administração (Consad) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) destituiu, em assembleia nesta terça-feira (dia13), o então diretor executivo, Guilherme Sanches Ribeiro.

Com a saída, Silvio Porto ocupará o cargo de forma interina, conciliado com a função de diretor executivo de Informações Agropecuária e Políticas Agrícolas (Dipai), conforme resolução publicada no site da Conab.

A saída de Ribeiro, segundo apurou o jornal Estadão, está relacionada ao fato de que, agora, a gestão da Conab não será mais exclusiva do Ministério da Agricultura e Pecuária, mas sim em consenso como o Ministério de Desenvolvimento Agrário, conforme decreto do governo de Lula.

"A ideia é de que cinco das sete cadeiras do conselho sejam indicadas pelo MDA. As diretorias da estatal serão divididas entre MDA e Mapa em uma gestão compartilhada", relatou ao Broadcast Agro, do Estadão, uma fonte do governo que acompanha as tratativas.

A escolha de Porto para o cargo, ainda que temporária, justifica-se por ele já ter ocupado o cargo na Companhia entre os anos de 2003 a 2013, participando da criação e implementação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Ele aind atem no currículo, em 2001, tem participado da equipe que contribuiu para a elaboração da proposta do Projeto Fome Zero, além da atuação em programas de abastecimento alimentar nos governos municipais de Porto Alegre (1991-1994) e Belo Horizonte (1994-1996).