Gripe aviária é tema de reunião entre países da América do Sul

Conselho Agropecuário do Sul também abordou estiagem e sistema de certificação fitossanitária eletrônico

|
Ministros durantes a 13ª Reunião Extraordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS). (foto - Mapa)

Ministros durantes a 13ª Reunião Extraordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS). (foto - Mapa)

17deMarçode2023ás09:30

A gripe aviária, bem como medidas de prevenção ou contenção de surtos, esteve entre os principais assuntos da reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), composto por seis países do continente, entre eles o Brasil. 

No evento, realizado no Uruguai, ministros e integrantes de secretarias de Agricultura da Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai, além de representantes do país sede e do brasileiro Carlos Fávaro, titular do Mapa, debateram medidas adotadas para o combate e prevenir surtos da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade.

Com objetivo de trocar experiências e fortalecer estrátégicas contra a doença, foram abroddos temas como como diagnóstico e controle, cooperação horizontal entre países, blocos e organizações de referência e resultados das ações de enfrentamentos. 

Vale destacar que o Brasil, que é o maior produtor de carne de frango do mundo, é o único país do grupo sem nenhum caso da doença.

Já o Chile confirmou nesta semana o primeiro caso em uma granja comercial e, por este motivo, suspendeu as exportações da carne.

Ontem (dia 16), o Serviço Agropecuário do país (SAG) calculou que cerca de 40 mil aves em fase de reprodução foram abatidas, para impedir o avanço da doença.

“Os abates das aves ocorreram acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA)”, afirmaram as autoridades locais.