Mapa abre visitas do Brasil à China

Comitiva ligada ao agro viajou nesta segunda para o país; Lula embarca dia 26

|
Desde 2029,China é maior parceiro comercial do Brasil. (foto - Mapa)

Desde 2029,China é maior parceiro comercial do Brasil. (foto - Mapa)

20deMarçode2023ás09:10

Composta por mais de 100 pessoas, a maioria empresários do agronegócio, uma comitiva organizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) iniciou, com a viagem nesta segunda (dia 20), a agenda oficial de visitas brasileiras para a China neste mês de março. 

Na última sexta-feira (dia 17), o Ministério das Relações Exterior confirmou também a ida ao país do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e equipe, no próximo dia domingo (dia 26), na primeira missão oficial do atual governo. 

Lula, no entanto, fará sua terceira visita de Estado à China, uma vez que esteve no País em 2004 e 2009. 

Liderada pelo ministro Carlos Fávaro, a comitiva do Mapa reúne, além de integrantes do governo e equipe técnica, produtores rurais, pecuaristas, representantes de associações e cooperativas do setor, além de empresários. 

"É uma comitiva bastante eclética, contemplando a diversidade do nosso agronegócio, não só daqueles que estão interessados em vender seus produtos, mas também comprar para que possamos avançar na agroindústria”, disse Fávaro, em nota emitida pela pasta. 

Para ele, trata-se ainda de “sinal do prestígio do presidente Lula junto ao setor, que fez questão de participar da missão, e também da importância que o governo federal destaca ao agro". 

Pauta do agro 

A retomada das exportações de carne bovina, suspensas após a confirmação de um caso atípico de mal de vaca louca em um animal do Pará, está entre as prioridades da pauta de Fávaro.