Brasil terá programa para estimular produção de alimentos saudáveis
Política será apresentada junto com Plano Safra e mira redução do uso de defensivos no País
|Novo comitê interministerial de Agroecologia fará sua primeira reunião esta semana. (foto - banco Embrapa)
O governo brasileiro trabalha para anunciar, em maio, junto com o lançamento do Plano Safra 2023/2024, um novo programa nacional de estímulo à produção de alimentos saudáveis.
A informação foi revelada pela secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fernanda Machiaveli, durante sua participação no seminário da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
"[O programa] terá uma visão de estímulo à produção de um alimento saudável, que vem da agroecologia, da agricultura familiar, que é produzido de forma sustentável e saudável", disse Machiaveli, em entrevista à Agência Brasil.
A agroecologia, vale lembrar, é o conceito que envolve a produção de alimentos saudáveis com respeito a aspectos ambientais, sociais e culturais e que vem sendo tratado como uma das prioridades do atual governo Lula.
Redução de defensivos e diversificação das culturas
Segundo Fernanda, o novo programa, visa retomar a diversificação dos alimentos na agricultura familiar e fomentar o setor, com estímulos, incluindo o crédito.
Ela destaca que, nos últimos anos, esses produtos perderam espaço, por exemplo, para produção de soja, entre outras culturas.