Brasil anuncia 15 acordos com a China

Na pauta do agro está um plano de certificação eletrônica para exportação de carnes e a abertura aduaneira para novos mercados

|
Governo brasileiro fala em “evitar barreiras desnecessárias ao comércio” com a China. (foto - presidência da república)

Governo brasileiro fala em “evitar barreiras desnecessárias ao comércio” com a China. (foto - presidência da república)

14deAbrilde2023ás10:19

O governo brasileiro anunciou nesta sexta-feira (dia 14) a assinatura de 15 acordos com a China, firmados durante a passagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo país asiático.

Além disso, formam assinados outros 20 acordos entre empresas e entes públicos do Brasil e da China.

Algumas das medidas anunciadas favorecem o agronegócio, como o plano de certificação eletrônica de carnes e um protocolo que estabelece abertura aduaneira do mercado chinês para farinhas de suínos e aves.

O protocolo, firmado entre o ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Administração-geral de Aduanas da China, trata também de requisitos sanitários e de quarentena para proteína processada de animais terrestres exportadas pelo Brasil.

Na lista de acordos consta também um protocolo de desenvolvimento em conjunto do Cbers-6, um super satélite para monitorar a Floresta Amazônica, além de parcerias para o desenvolvimento de tecnologias que, além do agro, fortalecerão as indústrias em geral e empresas ligadas a comunicação.