Lula quer Plano Safra “melhor do que ano passado”

Reduzir as taxas é maior desafio, diz Carlos Fávaro

|
Fávaro não esconde preocupação do Governo com sustentabilidade do Safra 2023/2024. (foto - CNA/Senar)

Fávaro não esconde preocupação do Governo com sustentabilidade do Safra 2023/2024. (foto - CNA/Senar)

28deAbrilde2023ás17:02

Para atender ao pedido do presidente Lula e apresentar um Plano Safra 2023/2024 “melhor do que no ano passado”, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, diz estar concentrado na redução das taxas de juros. 

Ontem, ao chegar para encontro de ex-ministros, em Brasília, Fávaro conversou com jornalistas, e reforçou que, para atingir tal objetivo, tem se reunido com o ministério da Fazenda e com o Banco Central.

“A orientação do presidente Lula é que plano safra seja melhor, com mais recursos e equalização de taxas de juros mais competitivas”, informou o ministro ao Estadão.

Neste sentido, também o aumento dos recursos é apontado como prioridade. “Há necessidade de aumento porque o custo de produção subiu sensivelmente nos últimos anos”, acrescentou Fávaro para quem “o próximo plano safra tem obrigação de buscar equalizar a taxas menores”.

A previsão do Mapa é anunciar a nova política agrícola, que entrará em vigor a partir de 1º de julho, ainda no primeiro semestre, como feito pelo governo anterior.

Nesta quinta-feira, a Confederação da Agricultura e Pecuária entregou ao Mapa um documento no qual pede a liberação de ao menos R$ 403,8 para o Plano Safra 2023/2024.