Sistema monitora qualidade do leite cru na fazenda e em apenas 25 segundos

Tecnologia da Embrapa, batizada de Sondaleite, aponta com precisão incidência de Lina

|
Equipamento poderá ser utilizado diretamente no campo e também em laticínios e cooperativas. (foto - divulgação Embrapa)

Equipamento poderá ser utilizado diretamente no campo e também em laticínios e cooperativas. (foto - divulgação Embrapa)

02deMaiode2023ás11:56

Imagine validar a qualidade do leite cru, ainda na fazenda, e em apenas 25 segundos? Pois é isso o que promete a tecnologia da Embrapa Instrumentação e Embrapa Clima Temperado (RS) batizada de SondaLeite e já em fase experimental de validação. 

A ideia é que o aparelho, portátil, seja uma alternativa à carência de técnicas rápidas e confiáveis para avaliar a qualidade do leite cru no local de produção.

Já a maior expectativa está em sua capacidade de identificar com precisão a incidência do leite instável não ácido (Lina) – que, como sabemos, traz grandes prejuízos a cadeia leiteira.

A tecnologia usa feixes de luz para classificar o leite como normal, Lina ou ácido e o sistema digital permite acesso aos dados da análise de forma remota via conexão de rede sem fio (Wi-fi).

O Lina é uma alteração na qualidade do leite devido à perda de estabilidade da caseína, principal proteína do leite.