Fávaro pede ‘união do setor’ em 1ª reunião com integrantes da FPA

Ministro da Agricultura prometeu trabalho em sintonia com interesses da Frente

|
Ninguém pode estar acima dos interesses do setor agropecuário. Governos e ministros passam, mas o segmento seguirá , disse Fávaro. (foto - Mapa)

Ninguém pode estar acima dos interesses do setor agropecuário. Governos e ministros passam, mas o segmento seguirá , disse Fávaro. (foto - Mapa)

03deMaiode2023ás10:55

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, teve nesta terça-feira (dia 2) seu primeiro encontro oficial com integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária, quando reforçou que irá atuar em sintonia com temas prioritários para o setor e em prol do agro brasileiro.

As pautas que a FPA tem como prioritárias, eu, como senador, trabalhei muito por elas e vou continuar trabalhando, disse Fávaro.

Esses compromissos são fruto de um grande debate e o parlamento deve continuar fazendo-o com o posicionamento e a postura apoiadora do Mapa para que avancem as pautas que são tão relevantes para a agropecuária sustentável.”

Na reunião, a FPA apresentou ao ministro as principais demandas em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal relacionadas à agropecuária brasileira, como o marco temporal, demarcação de terras indígenas e projeto relacionado aos defensivos agrícolas.

“A questão dos pesticidas é de modernização de moléculas. É muito claro que ninguém aprovará algo que não tenha passado pelo crivo do Ibama ou da Anvisa. Se queremos banir algo, tudo bem, mas que criemos alternativas para o produtor rural”.

Também foram abordadas questões referentes ao Plano Safra 2023/2024, a reestruturação da Esplanada dos Ministérios, que por meio da Medida Provisória 1154/2023, retirou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) do Mapa - e levou para o Ministério de Desenvolvimento Agrária (MDA), além das restrições impostas pela União Europeia aos produtos brasileiros que possam ser oriundos de desmatamento.