Alface, saiba mais sobre a principal hortaliça do Brasil

Produção da folhosa evoluiu para acompanhar o consumo, que tem uma história milenar

|
O país produz anualmente ao redor de 660 mil toneladas de alface. (foto - Embrapa)

O país produz anualmente ao redor de 660 mil toneladas de alface. (foto - Embrapa)

17deMaiode2023ás13:56

A alface é uma das culturas mais difundidas no Brasil e, também, mais presentes na mesa dos brasileiros. Entre as hortaliças, é a mais consumida no país e no mundo. 

Segundo o livro “Brasil em 50 Alimentos”, da Embrapa, o país produz anualmente ao redor de 660 mil toneladas de alface, que tem previsão de aumento no consumo nos próximos anos.

Atualmente, o Sudeste e o Sul são as principais regiões com cerca de 93% da produção comercial do país, justamente as regiões que concentram cerca de 60% da população, principalmente nas cidades.

As regiões Nordeste, Centro-oeste e Norte também tem produções relevantes, respectivamente, entre 70 mil e 15 mil toneladas ao ano, segundo o último Censo do IBGE.

Variedades de alface

Atualmente, cerca de 50% da alface comercializada no Brasil corresponde ao tipo crespa. Uma mudança significativa no mercado da alface atualmente e a crescente participação das variedades do tipo americana, por sua crocância, textura e sabor. 

Esse aumento e justificado pela elevação na demanda promovida pelas redes de fast food no País, pela elevação no poder aquisitivo da população e pela disponibilização de cultivares mais adaptadas aos ambientes tropicais.

A comercialização desse tipo de alface corresponde a cerca de 35% do mercado consumidor, contra 50% da variedade crespa. Até a década de 1980, o Brasil tinha um padrão de consumo de alface-manteiga, também conhecida como alface-lisa, que dominaram o sistema de cultivo da alface no País.

Mais exótica, a alface-romana de folhas roxas é o tipo menos conhecido de alface no Brasil, mas seu cultivo pode ser interessante para atender alguns nichos de mercado, em especial os de consumidores mais sofisticados.

Desafios na produção de alface

Além dos aspectos relacionados às variedades, outras demandas do setor produtivo de alface consistem no desenvolvimento de variedades com resistência as principais doenças e tolerância a estresses climáticos.