OMSA reúne 170 países contra gripe aviária

Delegação do Mapa esteve no evento; Brasil é contra aplicação de vacinas preventivas

|
Brasil defendeu ser contrário, a princípio, à adoção de vacinação das aves como medida preventiva de controle. (foto - Mapa)

Brasil defendeu ser contrário, a princípio, à adoção de vacinação das aves como medida preventiva de controle. (foto - Mapa)

29deMaiode2023ás16:27

Diante da maior epidemia já registrada de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no mundo, representantes de 170 países, incluindo o Brasil, estiveram em Paris, na França, entre os dias 21 e 25 de maio, para debater formas de enfrentamento à gripe aviária. 

Durante dois dias, a 90ª Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) debateu desafios estratégicos no controle global da doença – cujos primeiros casos no Brasil foram registrados em maio.

O evento focou na troca de experiências em prevenção e vigilância para detecção precoce de influenza aviária, além de abordar estratégias para resposta rápida e continuidade das atividades, além do comércio internacional seguro.

Um dos representantes do Brasil foi o diretor do departamento de Saúde Animal, Eduardo de Azevedo, que abordou durante o evento a relevância de normas internacionais para facilitar o comércio internacional seguro.