Japão suspende importação de produtos avícolas do Espírito Santo

Por si só, medida terá baixo impacto no setor pois estado representa apenas 0,19% das exportações avícolas do Brasil

|
A ABPA ressalta que a decisão tomada pelas autoridades japonesas não está em linha com as orientações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA)

A ABPA ressalta que a decisão tomada pelas autoridades japonesas não está em linha com as orientações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA)

28deJunhode2023ás13:56

O governo do Japão anunciou nesta quarta-feira (28) a suspensão temporária da importação de produtos avícolas (aves vivas, carne de aves e ovos) do estado do Espírito Santo devido ao caso confirmado de gripe aviária em uma produção de subsistência no estado.

O Japão é um grande importador de produtos avícolas do Brasil e o principal destino das exportações de ovos. Contudo, o país não importa produtos do Espírito Santo.

Caso outros países repitam o procedimento japonês, o setor avícola nacional não sofreria grande impacto já que estado do Espírito Santo representa 0,19% do total exportado pelo Brasil, conforme dados de 2022 da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Em todo caso, o Japão foi destino de 40% das exportações brasileiras de ovos até maio deste ano. De acordo com a entidade, o Japão importou neste ano (janeiro a maio) 4,980 mil toneladas, superando em 1190% o total registrado no mesmo período de 2022, com 386 toneladas.

Já quanto a outros produtos avícolas, o país nipônico foi responsável por 11% das importações de carnes de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas saindo do Brasil, representando um faturamento de US$ 412 milhões, 20% a mais que o mesmo período do ano passado.