Governo anuncia compra de leite e promete medidas para o setor

Aquisição será feita, a preço de varejo, trazendo mais competitividade neste momento de crise

|
Carlos Fávaro assumiu o compromisso de fazer um enfrentamento à importação desenfreada

Carlos Fávaro assumiu o compromisso de fazer um enfrentamento à importação desenfreada

09deAgostode2023ás10:02

Durante a abertura da Agroleite, em Castro (PR), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que o governo federal fará, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a compra de leite em pó de cooperativas e de produtores brasileiros.

Segundo o ministro, a compra de leite será feita, a preço de varejo, trazendo mais competitividade neste momento de crise, para que o governo possa atender o setor de forma emergencial

A medida emergencial é uma das ações para socorrer os produtores de leite brasileiros que enfrentam a forte concorrência de países do Mercosul.

Ele assumiu o compromisso de fazer um enfrentamento à importação desenfreada e prometeu ainda nesta semana anunciar medidas emergenciais para o setor.

A aquisição, a preço de varejo, de leite em pó, é uma das ações que visa enxugar o mercado e garantir rentabilidade às cooperativas e, consequentemente, aos produtores.

Mercosul

Em relação à importação de leite de países como Argentina e Uruguai, Fávaro destacou que o acordo com o Mercosul é sensível e o tema está sendo tratado com total atenção pelo governo federal.

“O Mercosul é um bloco comercial muito importante para o Brasil. Nós vendemos a esses países produtos manufaturados que nos dão muita competitividade, ganhos e oportunidades, mas isso não pode ocorrer em detrimento de uma cadeia tão importante, que gera empregos, como a cadeia do leite”, comentou.