Brasil assina acordo com Cuba para desenvolvimento agrícola
Parceria inclui agricultura, pecuária, agroindústria, governança da terra e segurança alimentar
|Ministro do MDA, Paulo Teixeira, assina documento que firma parceria entre o governo brasileiro e cubano. (Foto - Ricardo Stuckert)
Durante a Cúpula de Líderes do G77 + China, em Havana, Brasil e Cuba assinaram uma carta de intenções para o estabelecimento de um programa de cooperação internacional entre os dois países para o desenvolvimento na área agrícola.
O programa contempla as áreas de agricultura, pecuária, agroindústria, governança da terra, soberania e segurança alimentar e nutricional. Acordo foi assinado pelo ministro do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e pelo ministro da Agricultura de Cuba, Ydael Pérez Brito.
O foco é a troca de tecnologia e cooperação técnica em sementes e mudas, bioinsumos e fertilizantes, agricultura de conservação, agricultura urbana e periurbana, produtos alimentares prioritários para consumo humano e animal, reprodução de espécies agroalimentares prioritárias, uso eficiente da água, cadastro e gestão da terra e abastecimento agroalimentar.
O texto prevê a implementação conjunta do programa com iniciativas estruturantes de curto, médio e longo prazo a serem iniciadas nas áreas de agricultura, pecuária, agroindústria e governança fundiária.