El Niño gera indefinição para produtores de soja do MT
Especialista afirma que o cenário do clima para a safra 2023/24 ainda não está claro
|Início de novembro deve ser o período ideal para o plantio da soja, após umidade do solo melhorar. (Foto - Wenderson Araujo/Trilux).
Os produtores de soja do Mato Grosso estão atentos para o volume de chuvas antes de iniciar o plantio de soja. O clima de indefinição entre eles persiste por conta do El Niño.
É o que aponta o professor e PhD em Meteorologia, Luiz Carlos Molion. Segundo ele, o cenário do clima para a safra 2023/24 ainda não está claro em razão de uma indefinição sobre o fenômeno climático.
Molion afirmou que o Centro de Previsão Climática dos Estados Unidos (CPC) indica para probabilidades entre 40% e 66% de chances de um “Super El Niño”, com temperatura do oceano 1,5°C acima da média.
“O que significa isso em termos de probabilidade? Imagine uma moeda com duas faces, ‘cara’ e ‘coroa’, se der ‘cara’, temos um ‘Super El Niño’, se der ‘coroa’, não teremos”, exemplifica Molion durante uma live realizada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).