Gripe aviária: Japão suspende importação de carne de aves do MS

De acordo com o Mapa, a comercialização com os demais estados continua normalmente

|
Brasil agora soma 106 casos da doença, 103 em aves silvestres e três em aves de subsistência.

Brasil agora soma 106 casos da doença, 103 em aves silvestres e três em aves de subsistência.

20deSetembrode2023ás10:15

Após Mato Grosso do Sul registrar primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP - H5N1) em aves de subsistência, o governo do Japão anunciou a suspensão temporária das importações de ovos, aves vivas, carne de aves e seus subprodutos do estado.

O governo japonês notificou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) sobre a decisão ontem (dia 19).

A confirmação do foco em uma criação de aves domésticas de subsistência no Mato Grosso do Sul aconteceu no município de Bonito. A comercialização com os demais estados continua normalmente, segundo o Mapa.

Em junho, o Japão quando foram registrados casos anteriores de gripe aviária em aves de subsistência em Santa Catarina e no Espírito Santo também tinha suspendido de forma temporária a importação de carne de aves, ovos e derivados da carne de aves produzidas dos dois estados. Após cumprimento e protocolos e acordo entre os dois países, o Japão colocou fim a sanção.

Medidas

Segundo o Mapa, as medidas sanitárias estão sendo aplicadas pelo Serviço Veterinário Oficial para contenção e erradicação do foco em MS, bem como estão sendo intensificadas as ações de vigilância em populações de aves domésticas na região. Não há estabelecimentos avícolas industriais nas áreas de risco epidemiológico ao redor do foco.