Como surgiu o Dia Mundial do Algodão?

Data é celebrada no dia 7 de outubro e terá programação especial

|
Abrapa preparou uma semana repleta de comemorações, que irá reunir cotonicultores, trabalhadores e pessoas ligadas à moda e ao setor produtivo

Abrapa preparou uma semana repleta de comemorações, que irá reunir cotonicultores, trabalhadores e pessoas ligadas à moda e ao setor produtivo

02deOutubrode2023ás14:30

No dia 7 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Algodão. Você sabe como surgiu a data para celebrar esta importante fibra?

O Dia Mundial do Algodão foi criado em 2019, em Genebra, na Suíça, durante evento organizado pela Organização Mundial do Comércio (OMC)A data foi estabelecida a partir de um pedido do “Cotton-4” (Benim, Burkina Faso, Chade e Mali), conjunto de países africanos produtores de algodão, às Nações Unidas para o estabelecimento do Dia Mundial do Algodão.

A celebração anual tem o objetivo de aumentar a visibilidade do setor e o seu papel fundamental no desenvolvimento econômico, no comércio internacional e na redução da pobreza, especialmente para a agricultura familiar algodoeira.

Os números expressivos da produção da pluma levaram a ONU a aprovar a data especial.

Cultivada em mais de 70 países distribuídos por todos os continentes - o equivalente a 2,8% das terras agricultáveis do mundo -, a cultura algodoeira tem a maior participação em área, após grãos e soja, e movimenta cerca de US$ 40 bilhões, segundo o Comitê Consultivo Internacional do Algodão (Icac).

O comércio que envolve a fibra natural atinge mais de 150 países, 100 milhões de famílias e em torno de 350 milhões de pessoas no mundo, em todos os elos da cadeia produtiva. De acordo com o relatório Cotton This Month, de setembro de 2023, divulgado pelo Icac, os países que cultivam algodão plantaram, na safra 2022/23, 32,2 milhões de hectares da pluma e produziram 24,6 milhões de toneladas, movimentando uma extensa cadeia produtiva e comercial em operações de abastecimento interno, importações e exportações.

No Brasil, safra recorde

Mantendo, basicamente, a mesma área plantada da safra 2021/2022, de 1,6 milhão de hectares, para a safra 2022/2023, a produção brasileira é projetada em 3,07 milhões de toneladas, uma variação positiva de 19,8% ante a safra passada, segundo estimativas da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). No Brasil, o Valor Bruto da Produção (VBP) de algodão, em 2023, é de R$ 30,7 bilhões.