Gripe aviária avança na Europa e Brasil mantém alerta
França detectou um surto do vírus em uma fazenda de perus
|
No começo de novembro, o governo prorrogou por 180 dias a declaração de emergência zoossanitária.
Enquanto países europeus têm surto de gripe aviária, o Brasil segue com o sinal de alerta ligado para se manter como único país entre os grandes produtores a nunca registrar casos de Influenza Aviária na produção industrial. O País é reconhecido como livre da enfermidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
No começo de novembro, o governo prorrogou por 180 dias a declaração de emergência zoossanitária, em todo o território nacional, por causa da identificação de focos do vírus da Influenza Aviária (H5N1) de Alta Patogenicidade (IAAP). de alta patogenicidade, principalmente em aves silvestres.
“O combate à gripe aviária é uma questão que merece a atenção de todos, pois o avanço da doença pode impactar diversos setores do país. A prorrogação nos dará mais segurança para o enfrentamento a esta crise sem maiores riscos”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro na ocasião.
Ainda em novembro, a A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) a ampliação da campanha nacional do setor contra a Influenza Aviária (H5N1) de Alta Patogenicidade (IAAP).
Segundo a ABPA, ação integrará esforços de toda a cadeia produtiva em uma mobilização para ampliar a difusão das informações sobre os cuidados contra a enfermidade no Brasil.
“O trabalho de preservação da biosseguridade na avicultura nacional segue intensificado, o que permitiu ao Brasil manter a avicultura industrial livre de Influenza Aviária. Por outro lado, todos devem se manter em total atenção”, ressaltou o presidente da ABPA, Ricardo Santin.