Cebola é a primeira hortaliça incluída no Programa de Zoneamento Climático
Zarc delimita regiões e épocas de baixo risco para desenvolvimento da cultura
|A cultura da cebola (Allium cepa L.) representa a primeira hortaliça inserida no Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para todas as regiões produtoras do país.
A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), nesta sexta-feira (09). Os estudos que subsidiaram a criação da Portaria foram coordenados pela Embrapa Hortaliças (Brasília – DF).
O Zarc delimita as áreas e épocas de baixo risco climático para a implantação e produção da cultura no Brasil. O pesquisador da Embrapa Hortaliças, Marcos Braga, reforça que o objetivo é subsidiar os produtores com informações sobre os riscos agroclimáticos, com o intuito de reduzir perdas de produção e obter rendimentos mais elevados.
Os resultados do Zarc da cebola abrangem todas as regiões produtoras e os plantios de verão e inverno, contemplando cultivos de sequeiro e irrigado. Em função da diversidade de cultivares e de ciclos de plantios, o Zarc classificou as cultivares tropicais e de clima temperado em sete grupos e considerou ciclos médios de produção para a avaliação de risco.
Ao seguir as recomendações contempladas no Zarc, os agricultores ficam menos sujeitos aos riscos climáticos e ainda podem ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR).
Ressalta-se, também que muitos agentes financeiros, caso exista o Zarc para a cultura, só liberam o crédito rural para cultivos em áreas zoneadas, é o caso dos médios produtores que acessam o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp).