FPA repudia sessão solene da Câmara em homenagem ao MST

Evento em alusão aos 40 anos do movimento gerou polêmica

|
FPA repudia sessão solene da Câmara em homenagem ao MST
28deFevereirode2024ás14:33

A Câmara dos Deputados homenageou hoje (28), em sessão solene, os 40 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A sessão foi solicitada pelos deputados Luiza Erundina (Psol-SP), Valmir Assunção (PT-BA), Marcon (PT-RS) e João Daniel (PT-SE).

O ato gerou reação imediata da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que repudiou a homenagem.

De acordo com Alceu Moreira (MDB), deputado federal e ex-presidente da FPA, o MST não defende a reforma agrária e isso jamais pode ser objeto de defesa ou homenagem.

“Todos sabem que aqui nesta casa tem um conjunto de parlamentares que desejam que o país tenha paz e que todos que precisam da terra para trabalhar tenham esse recurso. Então eu digo ao MST: “se quiserem reforma agrária, nós somos favoráveis. E isso eu nunca vou apoiar, homenagear ou ajudar”,

Segundo Evair de Melo (PP-ES), a bancada vai seguir com o enfrentamento às invasões de terras e aos movimentos que promovem a destruição do país, tanto nas áreas rurais quanto nas grandes cidades.

“Não vamos admitir o desrespeito ao direito de propriedade. Vamos honrar homens e mulheres que levantaram cedo e construíram seus patrimônios. É um movimento terrorista brasileiro e não vamos fugir desse debate”, disse o parlamentar.