Acesso ao mercado de carnes das Filipinas faz agro gaúcho projetar novos negócios

Remuneração diferenciada é vista como diferencial pelos produtores gaúchos

|
Acesso ao mercado de carnes das Filipinas faz agro gaúcho projetar novos negócios
15deMarçode2024ás12:05

Na última terça-feira (dia 12), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou que as autoridades filipinas reconheceram a equivalência de sistemas de inspeção sanitária, especificamente para as exportações brasileiras de carnes bovina, suína e aves.

A notícia foi comemorada no Rio Grande do Sul. Para o agro gaúcho, um novo e potencial mercado se abre para os produtores gaúchos. 

“Filipinas se constitui no segundo maior destino de exportação de carne suína brasileira, atrás apenas da China. Como eles só compram de áreas livres de febre aftosa sem vacinação, agora também teremos acesso a esse mercado, que pratica uma remuneração diferenciada”, destaca o presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Rogério Kerber.

Acordo

Atendendo ao pedido brasileiro feito em 2023, o Departamento de Agricultura e Inspeção das Filipinas outorgou ao Mapa autorização para certificar e habilitar estabelecimentos auditados pela missão de inspeção do país asiático, num modelo conhecido como “system accreditation”.