Depois de 17 anos, produtor de soja fechará o ano com prejuízo, aponta Datagro

Renda positiva está atrelada ao bom desempenho na produtividade

|
Produtor enfrenta queda nos preços e produtividade menor. (Foto: Jaelson Lucas/Arquivo AEN)

Produtor enfrenta queda nos preços e produtividade menor. (Foto: Jaelson Lucas/Arquivo AEN)

25deMarçode2024ás15:00

Depois de 17 anos seguidos de renda dominantemente positiva aos produtores brasileiros de soja, a temporada da safra 2023/24 corre o risco de ter resultados negativos para a maioria.

Esta é a avaliação do economista e líder de conteúdo da consultoria Datagro, Flávio Roberto de França Junior. Segundo ele, um número expressivo de sojicultores brasileiros fechará o ano com resultados negativos.

“Apesar do recuo nos custos de produção, tivemos também a queda expressiva nos preços, ficando a possibilidade de renda positiva atrelada ao bom desempenho na produtividade – e mesmo nos casos positivos, no geral, com desempenho inferior aos três últimos anos”, comenta o economista.

Segundo a Datagro, é observado as variáveis que determinam a lucratividade bruta, definida através da relação entre a receita obtida, custo de produção e produtividade, pendem para o lado positivo apenas para os sojicultores que conseguirem colher bem.

“No lado limitante, consideramos queda expressiva na expectativa de produtividade média, muito abaixo da expectativa inicial e do recorde do ano passado. Apesar do bom nível tecnológico, a influência de um fenômeno El Niño de forte intensidade trouxe duros impactos por conta da irregularidade das chuvas”, diz França Junior.