Governo cria força-tarefa para destravar demarcações de terras após frustar indígenas

Prioridade são áreas indígenas pendentes em três estados

|
Governo cria força-tarefa para destravar demarcações de terras após frustar indígenas
26deAbrilde2024ás10:38

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, ontem (dia 26), a criação de uma força-tarefa governamental para tentar destravar processos de demarcação de terras pendentes de homologação presidencial. A prioridade são áreas indígenas pendentes em três estados: Santa Catarina, Paraíba e Alagoas.

A medida é uma resposta a reivindicação indígena. Ontem, Lula recebeu um grupo de 40 lideranças indígenas de todas as regiões do país que participam da 20ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), a maior mobilização indígena do Brasil. 

A reunião ocorreu após a realização de mais uma marcha, que reuniu milhares de indígenas. Eles percorreram, em caminhada, toda a área central da cidade até a Praça dos Três Poderes.

A prioridade é demarcar quatro áreas. Havia expectativa que essas homologações tivessem sido assinadas na semana passada pelo presidente, mas o governo suspendeu a decisão por problemas de ocupação não-indígena em algumas dessas terras. 

A suspensão do governo gerou insatisfação no grupo indígena. Na semana passada, o Lula assinou decreto que homologou apenas as terras indígenas Aldeia Velha, na Bahia, e Cacique Fontoura, em Mato Grosso.