Bayer: solução de IA pode manter Brasil um passo à frente na agricultura regenerativa

Recomendações sob medida para cada propriedade permite nível avançado de práticas regenerativas

|
Bayer: solução de IA pode manter Brasil um passo à frente na agricultura regenerativa
03deMaiode2024ás17:30

O Pro Carbono da Bayer subiu um patamar tecnológico para cumprir a missão de apoiar produtores rurais na intensificação de práticas de agricultura regenerativa. A partir do próximo semestre, os participantes do programa terão acesso a uma ferramenta de recomendação guiada, com base em Inteligência Artificial (IA).

A sistema auxilia na construção de planos de manejo para sequestro de carbono no solo e redução das emissões de CO2. O objetivo é melhorar a saúde do solo, a produtividade e impulsionar a biodiversidade por meio da diversificação de plantas e microbiota do solo.

Diferentes solos têm diferentes potenciais para sequestrar ou fixar carbono CO2 da atmosfera.

Se, por exemplo, um solo com baixo nível de matéria orgânica consegue fixar o carbono com a adoção da palhada em sistemas de plantio direto, outros terrenos com mais matéria orgânica exigem soluções mais específicas para cada propriedade ou talhão a fim de elevar o nível de fixação ou sustentabilidade.

Nesse sentido, a nova ferramenta pode permitir um “novo salto” à agricultura brasileira que, em boa parte, já utiliza algumas das técnicas regenerativas mais frequentes. Em outras palavras, a Inteligência artificial poderá manter o Brasil à frente quanto a agricultura regenerativa.

Pioneira no mercado, a ferramenta considera ensaios realizados ao longo de mais de cinco anos com produtores e parceiros, como a Fundação ABC e Fundação MT, e uma base de dados com mais de 300 mil coletas de solo.

A partir daí, esse grande volume de dados utiliza modelos de machine learning baseados nos dados da Climate FieldView para apontar oportunidades de melhoria.

Ou seja, com base nessas informações, a ferramenta é capaz de apresentar recomendações de manejo para aumentar o sequestro de carbono no solo e/ou reduzir a emissão de gases de efeito estufa em lavouras.

De acordo com Fabio Passos, líder do negócio de Carbono da Bayer para a América Latina, a nova ferramenta de recomendação guiada beneficiará diferentes elos da cadeia e levará inteligência ao planejamento dos produtores que estão na linha de frente da sustentabilidade no campo.

“A ferramenta fornecerá uma visão mais gerencial das propriedades e apoiará os consultores e agricultores a partir do próximo semestre, auxiliando na padronização das informações transmitidas para os agricultores em campo”, ressalta.