Plano Safra terá até R$ 3 bilhões para diversificação agrícola nos estados
Carlos Fávaro revelou que arroz importado chegará em até 40 dias aos supermercados
|O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro afirmou hoje (dia 29) que o próximo Plano Safra vai incentivar a diversificação da produção agrícola nos estados para evitar que o mercado nacional não fique dependente de produtos de uma só região, como o que ocorre atualmente com o arroz produzido no Rio Grande do Sul.
Segundo o ministro, até R$ 3 bilhões serão destinados para essa finalidade.
"Diante das mudanças climáticas evidentes, nós temos que evitar exatamente um caso desses, a concentração de uma produção”, disse ele durante participação no programa Bom Dia, Ministro
Ele informou que serão lançados contratos de opções, em que o produtor disputa na Bolsa uma opção de vender seu produto para o governo.
"Um exemplo: Nós vamos lançar 100 mil toneladas de trigo para o Nordeste. É possível produzir trigo no Nordeste? Sim, a Embrapa desenvolveu variedades climatizadas ao clima mais tropical, e com tecnologia, com irrigação, é possível produzir, e perto do centro consumidor do Nordeste", afirma.
"Tem moinhos, tem tudo para consumir e não depender do trigo produzido no Sul do país. Olha, este é o preço. Esse preço te dá uma margenzinha de lucro. Se o mercado estiver acima, você descarta a opção, é uma opção, e vende no mercado. Se tiver abaixo, o governo garante, o governo compra e põe nos seus estoques."
O objetivo, é estimular a produção de pelo menos cinco produtos essenciais do consumo do brasileiro: milho, além da própria alimentação do milho, mas também seu uso em em rações, trigo, arroz, feijão e mandioca. Haverá incentivos do governo distribuídos em cada região, respeitando as características e as condições onde a produção ocorra em maior volume.
"Então nós vamos continuar estimulando o Rio Grande do Sul a plantar arroz, mas também diversificar para todos os cantos brasileiros. E se tiver excesso? Se tiver excesso, o Brasil já é um grande player de produção de todos os outros produtos, vai exportar, vai ganhar dinheiro, vai trazer divisas para o Brasil", afirmou Fávaro.
Hoje à tarde, o ministro tem reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para negociar valores e tratar da formulação do Plano Safra 2024/25, que será lançado no fim de junho.