Fávaro promete maior Plano Safra da história para próxima temporada
Para o Ministro, negociação com equipe econômica do governo está bem encaminhada
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, prometeu anunciar na virada do semestre o maior Plano Safra da história do Brasil para a temporada 2024/2025.
O chefe do Mapa deu a declaração em entrevista ao Canal Rural.
“Anunciaremos, na virada do semestre, o maior Plano Safra da história do Brasil. Está bem encaminhando. Estamos pensando em um bom arcabouço para o Plano Safra atendendo as expectativas do setor e dos produtores. É claro que isso depende dos recursos do Tesouro e da capacidade orçamentária”, disse Fávaro na entrevista.
Ele também revelou que a equipe econômica do Ministério da Fazenda está desenvolvendo estratégias para chegar a um montante que agrade ao agro brasileiro.
Na entrevista, porém, ele não mencionou o valor estimado para este ano.
O ministro vem recebendo sugestões sobre o Plano. Na semana passada, ele se reuniu com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) que apresentou propostas do cooperativismo ao Plano Safra.
A entidade sugeriu que o plano disponibilize o montante total de R$ 558 bilhões.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por exemplo, promove uma série de encontros regionais com federações, sindicatos, entidades setoriais e produtores rurais pelo Brasil para levantar propostas do setor para o Plano.
Ao fim dos encontros, as propostas serão encaminhadas ao governo para a formulação do próximo Plano Safra.
Além disso, entidades paranaenses e o governo do Paraná solicitaram aos Ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) o valor de R$ 568 bilhões para o Plano Safra 2024/25.