Ministro Fávaro reitera previsão de "maior Plano Safra da história"
Chefe do Mapa apresentou balanço sobre 500 dias de sua gestão aos deputados
|O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, apresentou ontem (dia 22) o balanço sobre os 500 dias de sua gestão à frente da pasta aos deputados em audiência pública na Câmara dos Deputados.
À Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), Fávaro destacou realizações e a importância do trabalho conjunto com o parlamento para alavancar o agronegócio brasileiro e trazer melhores condições para os produtores.
“Um dos grandes feitos desses 500 dias foi o Plano Safra. O maior da história do Brasil. Só na parte da agricultura empresarial foram R$ 364,2 bilhões. É 26% maior do que o Plano Safra anterior”, pontuou Fávaro.
O ministro também voltou a afirmar que o próximo Plano Safra, que será anunciado nas próximas semanas, deverá superar o da atual temporada. “O novo Plano Safra está sendo estruturado para bater um novo recorde e ser um Plano Safra ainda maior”, completou.
O ministro também revelou que o Mapa articulou para o Governo Federal implementar ações como uma linha dolarizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
No total, já foram disponibilizados cerca de R$ 8 bilhões, distribuídos em mais de 3,1 mil operações, com taxa de juros de 7,59% ao ano. Ainda, explicou que os produtores rurais que foram afetados por intempéries climáticas ou queda de preços agrícolas poderão renegociar dívidas do crédito rural para investimentos.