Conab anula leilão do arroz importado e Geller cai após denúncias
Fontes do próprio governo avaliam que houve conflito de interesses por participação de empresa de assessor do ex-secretário de Política Agrícola
O Governo Federal decidiu, hoje (dia 11), anular o leilão para compra de arroz beneficiado importado realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na última quinta-feira.
Além disso, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, teria sabido de sua demissão apenas pela imprensa.
Os desdobramentos ocorrem após dias de denúncias sobre possíveis irregularidades na participação de pessoas ligadas ao agora ex-secretário no certame público para compra do produto importado.
Membros do próprio Governo Federal teriam classificado o episódio como “conflito de interesses” e os ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário trabalharam para evitar um escândalo de maiores proporções.
A partir da anulação, os mecanismos para a realização de leilão serão revistos pela Conab, com apoio da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Controladoria-Geral da União (CGU).
Com isso, o governo busca assegurar que as empresas participantes tenham a solidez que uma operação deste porte exige. "Nenhum centavo do dinheiro público foi gasto até agora. A segurança jurídica e o zelo com o dinheiro público são princípios inegociáveis. É isso que justifica a decisão tomada”, afirma o presidente da Conab, Edegar Pretto.