Arroz já colhido supera consumo anual do país
Mesmo assim, governo federal deverá fazer novo leilão para importar arroz
|A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou ontem (dia 13) a nova estimativa para a safra de grãos e confirmou o que entidades e produtores do Rio Grande do Sul já vem alertando há algum tempo: o agro gaúcho mesmo com as chuvas que castigaram o estado tem capacidade para atender a demanda nacional.
Segundo Conab, o Brasil já colheu 10,4 milhões toneladas de arroz nesta safra e a demanda no Brasil é de pouco mais de 10 milhões de toneladas. Portanto, segundo dados do próprio governo, o Brasil tem arroz para atender a demanda interna.
A colheita no Rio Grande do Sul, principal estado produtor, já foi finalizada, de acordo com a estatal. O estado gaúcho é responsável por 70% da colheita nacional do cereal.
“De maneira geral, houve aumento na área plantada em comparação ao total semeado na temporada anterior, algo motivado à época da semeadura pela expectativa de bons preços praticados no mercado do cereal. Porém, o rendimento médio deverá ficar comprometido por conta dos danos às lavouras sul-rio-grandenses”, diz a Conab em nota.
De acordo com a estatal, a produtividade média das lavouras de arroz no país teve recuo de 2% entre o oitavo e o nono levantamento, saindo de 6,66 quilos por hectare para 6,5 quilos por hectare, reflexo do impacto das chuvas no Rio Grande do Sul.