Pesquisa promove cultivo de tomate cereja em substrato de casca de coco
Produtividade foi 33% superior ao rendimento obtido em campo aberto
|Cultivar tomate-cereja em substrato de casca de coco é possível? Uma pesquisa da Embrapa Agroindústria Tropical (CE) mostrou que sim.
A Embrapa desenvolveu um processo tecnológico que viabiliza o cultivo. Por esse método, as plantas se desenvolvem em vasos ou sacos contendo o substrato.
O cultivo é realizado em estufas e telados e as necessidades hídricas e nutricionais das plantas são supridas com a aplicação de soluções nutritivas.
Em experimentos realizados na Serra da Ibiapaba (CE), entre 2020 e 2022, o processo resultou em produtividade da cultura 33% superior à tradicionalmente obtida na região, além de se apresentar como uma alternativa econômica e ambientalmente sustentável.
Com a adoção das técnicas desenvolvidas pela Embrapa, os produtores locais alcançaram, nos experimentos, 80 toneladas de tomate-cereja por hectare, uma produtividade 33% maior do que a obtida em campo aberto, que é de 60 toneladas por hectare.
Segundo o pesquisador Fábio Miranda, a adoção do cultivo protegido em substrato pode resultar em produtividades ainda maiores do que a observada nos testes na Serra de Ibiapaba.