Projeto faraônico pretende ligar Mato Grosso ao Oceano Pacífico

Importante estado do agronegócio brasileiro será contemplado por novas oportunidades de negócios

Projeto faraônico pretende ligar Mato Grosso ao Oceano Pacífico
24deJunhode2024ás12:59

O Governo Federal detalhou, na última sexta-feira (dia 21), o projeto da Rota Quadrante Rondon para ligar o Mato Grosso a outros países da América do Sul e escoar a produção por meio do Oceano Pacífico.

O projeto “faraônico” faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e foi apresentado pelos ministros Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional), e Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) em Cáceres (MT).

A plenária visava apresentar o projeto das Rotas de Integração Sul-Americana à sociedade civil e autoridades locais.

Na ocasião, o ministro Fávaro destacou a potencialidade nas relações comerciais com a iniciativa. “As rotas vão fortalecer as relações comerciais na américa do sul. Trocando oportunidades e fortalecendo o sul global com logísticas mais eficientes. A hora da oportunidade chegou e é agora, com o presidente Lula", pontuou.

Rota Quadrante Rondon

A Rota Quadrante Rondon é uma das cinco rotas de Integração Sul-Americana que foram desenhadas após determinação do presidente Lula como resultado de uma escuta ativa aos 11 Estados brasileiros que fazem fronteira com países da América do Sul.

OMatoGrossoéumdestaquenaRotaQuadranteRondon, com 10 obras,todasprevistas do Novo PAC.

Segundo o Ministéiro do Planejamento e Orçamento, as rotas de integração têm duplo papel de incentivar e reforçar o comércio do Brasil na América do Sul e reduzir o tempo e o custo do transporte para diferentes mercados emergentes da Ásia Pacífico.