Lula cobra pedido de desculpas de Javier Milei: “falou muita bobagem”

Porta-voz responde e afirma que presidente argentino não fez nada de que deva se arrepender

|
Lula cobra pedido de desculpas de Javier Milei: “falou muita bobagem”
26deJunhode2024ás14:35

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (dia 26) que o presidente da Argentina, Javier Milei, tem que pedir desculpas a ele e ao Brasil. O governo argentino respondeu logo depois e afirmou que Javier Milei não fez nada para se desculpar com o mandatário brasileiro.

Segundo Lula, o presidente do país vizinho "falou muita bobagem" e condicionou sua conversa com ele ao pedido de desculpas.

A Argentina é o principal parceiro comercial do Brasil na América do Sul, mas Lula e Milei ainda não se reuniram após a posse do argentino em dezembro do ano passado, quando o Brasil foi representado pelo chanceler Mauro Vieira.

“Eu não conversei com o presidente da Argentina porque eu acho que ele tem que pedir desculpas ao Brasil e a mim, ele falou muita bobagem. Eu só quero que ele peça desculpas. A Argentina é um país que eu gosto muito, é um país muito importante para o Brasil, o Brasil é muito importante para a Argentina, e não é um presidente da República que vai criar uma cizânia entre o Brasil e a Argentina”, disse Lula em entrevista ao Portal Uol.

“O povo argentino e o povo brasileiro é maior do que os presidentes e eles querem viver bem, quer viver em paz. Então, se o presidente da República da Argentina governar a Argentina já está de bom tamanho, não tem que governar o mundo”, acrescentou Lula.

O governo argentino respondeu logo depois: "Respeitamos a vontade de Lula, mas o presidente Javier Milei não fez nada de que deveria se arrepender, pelo menos por enquanto", declarou o porta-voz da presidência da Argentina, Manuel Adorni.

O encontro dos dois já tem data marcada. Adorni confirmou também que o presidente argentino participará da cúpula do Mercosul marcada para 8 de julho no Paraguai - onde Lula também estará presente.