Comissão da Câmara debate moratória da soja e da carne e prepara CPI

Parlamentares querem investigar atuação de ONGs na região

|
Comissão da Câmara debate moratória da soja e da carne e prepara CPI
12deJulhode2024ás14:25

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados realizou, hoje (dia 12), uma audiência pública para discutir a moratória da soja e da carne e suas consequências para os municípios da Amazônia Legal.

A deputada Coronel Fernanda (PL-MT), que convocou a audiência, anunciou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação de ONGs relacionadas à moratória. A deputada afirmou que irá colher assinaturas para instaurar a CPI no segundo semestre.

“Essas ONGs vão ser obrigadas a vir prestar esclarecimentos. Não concordamos com o posicionamento delas. O Brasil e as leis existentes precisam ser respeitados porque os produtores rurais do nosso país produzem, preservam e respeitam as leis”, declarou.

Segundo a parlamentar, a moratória “cria uma divisão no campo econômico, aumentando a desigualdade social e regional, ameaçando o direito de propriedade e o progresso econômico do país, e impactando diretamente a vida dos produtores e trabalhadores do campo”.

Mais críticas

A deputada também criticou o Banco do Brasil por negar financiamentos a produtores afetados pela moratória.