Rumo prevê investimento de até R$ 4,3 bilhões para 1ª fase da Ferrovia do Mato Grosso

Projeção considera inclusão de R$ 500 milhões para construção de novo terminal

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Rumo prevê investimento de até R$ 4,3 bilhões para 1ª fase da Ferrovia do Mato Grosso
26deAgostode2024ás16:09

A Rumo atualizou hoje (dia 26) a projeção de investimentos para a primeira fase da Ferrovia do Mato Grosso (FMT). O custo deve ficar entre R$ 3,8 bilhões e R$ 4,3 bilhões.

O novo terminal iniciará operação em 2026, com 10 milhões de toneladas de capacidade anual, tendo a opcionalidade de acrescentar novos módulos futuramente, segundo a companhia.

Segundo o comunicado da empresa, a atualização da projeção, que vale entre julho e dezembro de 2026, considera a inclusão dos investimentos de aproximadamente R$ 500 milhões para construção do novo terminal, que não estava incluído na projeção anterior.

Além disso considera, a exclusão dos investimentos já desembolsados até junho 2024, a atualização das premissas de construção, e premissas macroeconômicas de reconhecidas consultorias terceiras.

Segundo a empresa, o terminal de transbordo dessa primeira etapa da FMT será localizado na BR 070, próximo a MT 130, com o objetivo de otimizar a movimentação de carga por meio da malha rodoviária existente e das melhorias de infraestrutura em curso na região.

“A distância ferroviária entre o novo terminal e o Terminal de Rondonopólis será de aproximadamente 160km. O retorno estimado para o investimento permanece atrativo e em linha com o esperado pela Rumo para esse projeto. A projeção de investimentos constante deste Fato Relevante substitui integralmente as estimativas apresentadas no Fato Relevante de 3 de novembro de 2022”, explicou a companhia.

A Ferrovia do Mato Grosso é um projeto transformacional para a Rumo e para a infraestrutura brasileira. Em conjunto com os demais investimentos em implementação no sistema ferroviário e no Porto de Santos, o projeto levará os benefícios da ferrovia para cada vez mais clientes e um volume maior de carga, promovendo uma logística segura, eficiente e de baixo carbono que impulsione o agronegócio brasileiro.