Governo vai financiar recuperação de pastagens degradadas com Fundo do Clima
Valor anual seria de R$ 5 bilhões para converter 4 milhões de hectares
|O governo brasileiro vai usar recursos do Fundo Clima para finalmente efetivar o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD), que visa recuperar até 40 milhões de hectares no Brasil.
A informação foi confirmada pelo próprio ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ontem, durante o Congresso da Andav, e revelou que o modelo priorizará projetos que exigem menor aporte de recursos públicos.
A primeira rodada do programa poderá utilizar mais de R$ 5 bilhões do Fundo Clima, por meio da linha de “blended finance” do Eco Invest. Esse fundo capta recursos estrangeiros para financiar a transição climática no país.
A medida contribuirá para a revitalização de aproximadamente 4 milhões de hectares por ano, com calagem, fostato e cloreto de potássio.
A iniciativa faz parte do Plano de Transformação Ecológica do Brasil, lançado em fevereiro, e visa atrair e facilitar investimentos estrangeiros privados no país.
O financiamento público será fornecido pelo Fundo Clima, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).