Calor de 40°C, geada e chuva: contraste de temperatura marca a última terça-feira do inverno

Ar muito seco, quente e a fumaça das queimadas predominam ainda em algumas regiões

|
Calor de 40°C, geada e chuva: contraste de temperatura marca a última terça-feira do inverno
17deSetembrode2024ás08:20

Pouca chuva e contraste de temperatura será a tônica para a última terça-feira do inverno de 2024. Segundo a Climatempo, a Região Sul e áreas do Sudeste próximas ao mar passam o dia com temperatura amena.

No Sudeste, isto acontece, pois, as áreas sentem a influência de ar frio, de origem polar, que veio com uma frente fria que avança do Rio de Janeiro para Espírito Santo. Por causa da presença do ar polar, tem condições para geada pontual no alto da serra de Santa Catarina.

Um ciclone extratropical associado a frente fria se afasta em alto-mar, na altura da costa do Rio de Janeiro. A chuva desta frente fria fica restrita às áreas próximas do mar.De acordo com o órgão, poucas regiões de Minas Gerais poderão ter chuva fraca nesta terça-feira.

Enquanto isso, o ar muito seco, quente e a fumaça das queimadas predomina pelo interior do Sudeste, no Centro-Oeste, no Norte e no interior do Nordeste. O calor de 40°C volta a ser observado em estados como Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Pará, Maranhão e Piauí.

A umidade relativa do ar continua baixando para níveis de alerta e até emergência em vários estados brasileiros.

Região Sul: geada

O predomínio é de tempo firme hoje (dia 17) sobre quase toda a Região Sul. Nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e grande parte do Paraná, o dia deverá ser marcado pelo predomínio de sol entre algumas nuvens.

Excepcionalmente em alguns pontos do leste e litoral paranaense, haverá condições para chuva fraca ao longo do dia.

 

Tendência de circulação ciclônica de ventos em torno de 5 km de altitude ajuda a formar nuvens de chuva no sudoeste paranaense entre o fim da tarde e início da noite. As pancadas ocorrem de forma isolada.