Bahia e árabes apostam em tâmaras para criar oásis no semiárido

Clima quente e seco da região é ideal para a tamareira, que tem alto valor comercial, especialmente no Oriente Médio

|
Bahia e árabes apostam em tâmaras para criar oásis no semiárido
23deSetembrode2024ás11:50

O Governo da Bahia está investindo em uma iniciativa inovadora que visa transformar o semiárido baiano em um oásis agrícola. Com foco na tamareira, um cultivo de alto valor comercial, o estado está formando parcerias estratégicas com representantes dos Emirados Árabes Unidos.

O governador Jerônimo Rodrigues recebeu, na última quarta-feira (dia 18), o embaixador Saleh Alsuwaidi e representantes da Al Foah Company para discutir o potencial de cultivo de tâmaras na região. Essa colaboração internacional é vista como um marco para a agricultura da região.

O clima quente e seco do semiárido baiano se mostra ideal para o desenvolvimento da tamareira, uma planta de grande valor comercial, especialmente no mercado do Oriente Médio.

A tâmara, com seu alto valor agregado, tem potencial para transformar a agricultura local, oferecendo novas oportunidades econômicas para os agricultores da região.

Após o encontro, a comitiva seguiu para Juazeiro, onde foi realizada uma visita técnica para identificar as áreas mais adequadas para o cultivo.