Portugal, Japão, Azerbaijão: entenda a série de acordos assinados pelo Brasil durante o G20 Agro

Além disso, Mapa discutiu política do etanol com os EUA e fertilizantes com a Rússia

Portugal, Japão, Azerbaijão: entenda a série de acordos assinados pelo Brasil durante o G20 Agro
16deSetembrode2024ás11:46

A Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20, que aconteceu na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, rendeu uma série de acordos para o Brasil.

Só no último dia do evento, o agro brasileiro assinou memorandos com Portugal, Japão e Azerbaijão. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), os acordos visam fortalecer as relações bilaterais na agricultura e viabilizar projetos conjuntos de cooperação técnica para promover a evolução sustentável dos sistemas produtivos.

Além disso, o ministro do Mapa, Carlos Fávaro, durante o G20 Agro, entregou ao comissário europeu para Agricultura e Desenvolvimento Rural, Januz Wojciechowski, uma carta que pede à União Europeia a suspensão da Lei Antidesmatamento.

Memorando com Portugal

Fávaro se reuniu com o ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes. Durante o encontro, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Agricultura e Pescas de Portugal (MAGRIP).

O documento tem o intuito de regular o controle de segurança e qualidade dos produtos agroalimentares, promovendo a cooperação institucional e técnica entre os dois países.

Segundo Carlos Fávaro, a assinatura demonstra o equilíbrio nas relações e reciprocidade entre Brasil e Portugal. “Além de abrir portas para novos diálogos e parcerias. Temos outros setores que também podemos explorar em conjunto", destacou o chefe da pasta.

Além disso, também foram discutidos pontos de interesse mútuo. O Brasil solicitou o apoio de Portugal nas negociações sanitárias e fitossanitárias junto à União Europeia.

Japão: fortalecimento da cooperação agrícola

Já com o Japão, Fávaro firmou com o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto, o Memorando de Entendimento para fortalecimento da cooperação entre os dois países no âmbito da agricultura.

Segundo o Mapa, o intuito do acordo é tratar da expansão das relações comerciais entre os países, bem como o suprimento estável de grãos do Brasil ao Japão e a promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.

“Temos grandes oportunidade na cooperação e produção de alimentos e energias renováveis”, pontuou o ministro do Mapa.

Além disso, o encontro tratou também tratou de temas como a transição energética. Em missão no Japão, Fávaro vistou a Toyota para tratar da fabricação de carros movidos a combustíveis renováveis no Brasil, fortalecendo a agroindústria brasileira e contribuindo como a sustentabilidade do planeta.

Pecuária e saúde animal com Azerbaijão

Os ministros da Agricultura do Brasil (Carlos Fávaro) e o do Azerbaijão (Magnum Mammadov) assinaram um Memorando de Entendimento para a cooperação em pecuária e saúde animal.