Capital da jabuticaba está mudando o jogo com sistemas de irrigação

Reconhecida mundialmente pela sua cultura de jabuticabeiras, cidade goiana se destaca também no turismo rural

Produtor de jabuticaba, assistido pela Emater Goiás, investe em tecnologia para aumentar a produtividade. (Foto -Emater/GO)

Produtor de jabuticaba, assistido pela Emater Goiás, investe em tecnologia para aumentar a produtividade. (Foto -Emater/GO)

23deSetembrode2024ás16:08

A cidade de Hidrolândia, em Goiás, é um importante polo de produção de jabuticaba e atrai turistas de diversas regiões do Brasil.

De acordo com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), o município possui 128 pomares e conta com 250 produtores cadastrados.

A área plantada chega a 254 hectares, com mais de 64 mil pés de jabuticabeiras, resultando em uma produção anual média de 6 mil toneladas da fruta.

Reconhecida mundialmente pela sua cultura de jabuticabeiras, Hidrolândia se destaca também no turismo rural, gerando trabalho e renda para a cidade. Entre setembro e novembro, milhares de turistas do Brasil e de outros países visitam a região em busca da jabuticaba e seus derivados.

Para atender à crescente demanda, os produtores locais têm investido em tecnologias e inovações para aumentar a produtividade, promovendo também o turismo rural.

Um exemplo de sucesso é a Chácara José Teodoro, propriedade assistida pelos técnicos da Emater Goiás. O produtor Edilson Teodoro implementou um sistema de irrigação suspenso para otimizar a produção de jabuticabas e ampliar renda da família com a safra da jabuticaba..