Ataques de lebres agravam situação de produtores em São Paulo após incêndios

Com uma incrível capacidade de adaptação, esses animais estão presentes em diversas regiões do país

|
Ataques de lebres agravam situação de produtores em São Paulo após incêndios
25deSetembrode2024ás10:04

Depois dos incêndios devastadores que atingiram o interior de São Paulo, os produtores rurais enfrentam um novo desafio: ataques de lebres que vêm causando prejuízos significativos às lavouras.

Com a vegetação destruída pelas chamas e pela seca, as lebres, que normalmente vivem em áreas mais isoladas e são agéis e de hábitos noturnos, começaram a invadir plantações em busca de alimento.

Carlos Suzuki, produtor da cidade de Barrinha, próximo a Ribeirão Preto, teve 20% de sua produção destruída pelos ataques. "A horta virou um oásis para elas, porque estão sem alimento após os incêndios e a seca. Já é difícil produzir com tantos desafios, e agora temos mais um", contou Suzuki à EPTV, afiliada da TV Globo.

Em Jaboticabal, o produtor Antonio Cassiano também foi afetado. De 100 pés de berinjela, apenas oito permaneceram intactos após os ataques, resultando em um prejuízo estimado em R$ 15 mil, com 500 caixas que não chegaram ao mercado.

Para evitar mais danos, Cassiano planeja instalar cercas, uma solução temporária que tem sido eficaz em algumas situações.