Hortaliças têm deflação pelo sexto mês seguido; saiba quais
Na contramão, frutas registraram aumento de preços em agosto
|O 9º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta terça-feira (24) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), revelou que os preços das principais hortaliças seguem em queda no mês de agosto.
Entre os produtos analisados estão alface, batata, cebola, cenoura e tomate, com deflação nos principais mercados atacadistas.
Este é o sexto mês consecutivo em que as hortaliças registram deflação, beneficiando consumidores em todo o país.
Cebola lidera quedas
De acordo com a Conab, a cebola apresentou a maior redução de preços, com uma média ponderada de queda de 31,64% em relação a julho. As Ceasas de São José/SC e Recife/PE registraram as maiores quedas, de 45,30% e 39,41%, respectivamente.
O aumento da oferta, com origem em áreas produtoras como Bahia, Pernambuco, Goiás e São Paulo, foi o principal fator que contribuiu para a queda. Minas Gerais também enviou um volume significativo aos mercados, mas abaixo do observado em julho.
Batata segue tendência de baixa
A batata também apresentou queda expressiva, com a média ponderada caindo 23,67% em agosto. A grande oferta nas centrais de abastecimento (Ceasas) impulsionou esse movimento.