Carlos Fávaro se afasta do Ministério da Agricultura; substituto já está definido e em ação

Não é a primeira vez que ministro deixa o cargo

|
Carlos Fávaro se afasta do Ministério da Agricultura; substituto já está definido e em ação
26deSetembrode2024ás09:49

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, está temporariamente fora do Governo Lula. Segundo despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU), assinado pelo vice-presidente e presidente em exercício, Geraldo Alckmin, Fávaro ficará afastado até o dia 30 de setembro para tratar de "assuntos particulares".

Seu substituto já foi escolhido. Roberto Perosa, então secretário de Comércio e Relações Internacionais da pasta, assume interinamente o cargo durante o afastamento de Fávaro, de acordo com o mesmo despacho publicado no DOU.

Motivo por trás da saída

A razão para o afastamento temporário está relacionada às eleições municipais. Fávaro se dedicará nos próximos dias às campanhas de seus aliados em Mato Grosso, estado pelo qual é senador licenciado pelo PSD, além de presidir a legenda estadual.

O PSD possui 13 candidatos a prefeito no estado, além de 26 a vice-prefeito e 506 a vereador. Um detalhe de destaque: Rafaela Fávaro, filha do ministro, é candidata a vice-prefeita de Cuiabá, em chapa formada com o deputado estadual Lúdio Cabral (PT).