O que é silvicultura?

No Brasil, esse setor é vital para a economia

O que é silvicultura?
27deSetembrode2024ás11:09

O Brasil é amplamente reconhecido como um dos protagonistas mundiais do agronegócio, mas há uma atividade que merece destaque e que muitos desconhecem: a silvicultura.

Mas afinal, o que é silvicultura?

O termo "silvicultura" tem origem no latim, unindo "silva" (floresta) e "cultura" (cultivo). Portanto, silvicultura refere-se ao cultivo e manejo de florestas.

Essa prática envolve o cultivo de florestas por meio de técnicas agrícolas, com o objetivo de produzir madeira e outros derivados que atendam às demandas do mercado, promovendo ao mesmo tempo o uso sustentável dos recursos florestais.

As florestas plantadas representam uma cultura agrícola composta por árvores cultivadas especificamente para a produção de madeira legal, papel, celulose, carvão vegetal, chapas, painéis e outros produtos florestais.

No Brasil, esse setor é vital para a economia, dado que uma ampla variedade de espécies florestais cultivadas contribui para a sustentabilidade ambiental e econômica do país.

Além da produção madeireira, com a plantação de espécies como pinus, mogno africano e teca, também se destacam os plantios de seringueira e eucalipto, voltados para a produção de látex e celulose, respectivamente.

Silvicultura puxa o valor da produção florestal no Brasil

“Podemos dizer que a silvicultura puxou o valor da produção florestal como um todo”. A frase é de Carlos Alfredo Barreto Guedes, pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou ontem, a pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) 2023.

Na pesquisa, o IBGE revelou que o valor da produção florestal alcançou o recorde de R$ 37,9 bilhões em 2023, com um aumento de 11,2% e abrangendo 4.924 municípios.

O valor da produção da silvicultura continua a superar o da extração vegetal, uma tendência que se mantém desde 1998.