Brasil conta errado as emissões de CO2 e seguirá assim para a COP30

Previsto para novembro, novo Inventário Nacional de Emissões não inclui as remoções de CO2 de práticas agropecuárias sustentáveis

Brasil conta errado as emissões de CO2 e seguirá assim para a COP30
02deOutubrode2024ás15:16

O Brasil está prestes a lançar uma nova edição de seu Inventário Nacional de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa, com publicação prevista para novembro deste ano, mas já enfrenta críticas por falhas na contabilização correta das remoções de CO2.

Não é sem motivo. O inventário, documento oficial que mensura as emissões dos diversos setores, como o agropecuário, ainda não inclui adequadamente os processos que retiram carbono da atmosfera.

Nas últimas semanas, o Agrofy News entrevistou especialistas do setor agropecuário sobre o tema que pauta definições do Plano Clima, as metas voluntárias de redução de emissões e outras iniciativas públicas e privadas.

A principal crítica é a ausência de informações de práticas que ajudam a capturar carbono, como a melhoria na qualidade das pastagens e o uso de tecnologias de manejo sustentável.

No entanto, por questões burocráticas e de tempo, o governo brasileiro não conseguirá incluir essas informações na nova edição do inventário.

Assim, o país sediará a COP30 com números que, já se sabe, estão distorcidos.