Suspeito de provocar “muralha de fogo” que viralizou em Festa Junina é multado em R$ 50 milhões
Do tamanho de Roraima, área queimada no Brasil entre janeiro e setembro foi 150% maior que em 2023
|Um homem, identificado como Carlinhos Boi, foi preso e multado em R$ 50 milhões pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Ele é acusado de provocar uma 'muralha de fogo' no Pantanal, durante a Festa de São João, em Corumbá (MS). A operação, conduzida pela Polícia Federal (PF), foi deflagrada na última quinta-feira (10), quando também foram investigados familiares do suspeito.
A ação policial apontou que Carlinhos e seus parentes teriam iniciado o incêndio para abrir pastagens ilegais para a criação de gado. A queimada destruiu 6.550 hectares de vegetação em território brasileiro, atingindo uma área de propriedade da União.
Além disso, a multa milionária imposta pelo Ibama se refere à devastação causada pelo incêndio.
O episódio ganhou grande repercussão após viralizar nas redes sociais em julho deste ano. Durante o tradicional "Arraial do Banho de São João", patrimônio cultural imaterial do Brasil, vídeos mostraram as chamas se alastrando do outro lado do rio enquanto a festa acontecia.
O incêndio, iniciado em 1º de junho, também se estendeu para a Bolívia, aumentando a área total afetada para mais de 30 mil hectares.