Cooxupé: conheça a história da maior produtora de café do mundo

Cooperativa se consolida, vê sua indústria torrefadora completar 40 anos e se prepara para desafios futuros

Cooxupé: conheça a história da maior produtora de café do mundo
14deOutubrode2024ás15:13

A trajetória da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, conhecida como Cooxupé, começou em 1932 como uma cooperativa de crédito agrícola. 

Em 1957, a cooperativa passou a focar no café, iniciando suas atividades de recebimento, processamento e comercialização. Desde então, a Cooxupé se destacou pela sua abordagem sustentável e pela qualidade do café que produz.

Ao longo dos anos, a Cooxupé se consolidou como um ícone da cafeicultura brasileira, expandindo sua presença no mercado internacional com a exportação de café verde do tipo arábica para 50 países em cinco continentes. 

Hoje, a cooperativa celebra mais de 60 anos dedicados ao café e quase 90 anos ao cooperativismo, atuando nas regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo, abrangendo mais de 200 municípios. 

A qualidade dos cafés produzidos — tanto naturais quanto cereja descascado — é reconhecida anualmente, conquistando a preferência dos consumidores no exterior.

Com mais de 20 mil cooperados, a Cooxupé conta com a participação de mais de 97% de pequenos produtores que dependem da agricultura familiar. 

A cooperativa recebe café de mais de 330 municípios em sua área de atuação, e diversifica seus negócios com projetos que incluem uma torrefação própria, apoio na produção e comercialização de milho, fábrica de rações e laboratórios para análise do solo, entre outros investimentos. 

cooxupe_taquaral

Nos últimos anos, a Cooxupé também tem ampliado sua atuação no mercado de cafés especiais e certificados. Atualmente, a cooperativa é composta por 49 unidades de negócios, incluindo a matriz em Guaxupé, núcleos, filiais, unidades avançadas e um escritório de exportação em Santos.

Primeira vez

O primeiro embarque de café da Cooxupé para o exterior ocorreu em 1959. Desde então, a cooperativa tem buscado inovações e tecnologias que a transformaram em referência no setor.