Chuvas intensas colocam Sudeste e Centro-Oeste em alerta; São Paulo monta gabinete de crise
Defesa Civil paulista alertou para a possibilidade de ventos superiores a 60 km/h e precipitações até domingo
|O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de "perigo potencial" e "perigo" para tempestades que atingem oito estados do centro-sul do Brasil nesta sexta-feira (18).
As áreas afetadas incluem Sudeste e Centro-Oeste: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, além de estados do Sul: Paraná e Santa Catarina.
O aviso de "perigo potencial" permanece válido também para o Amazonas, Distrito Federal, Maranhão, Rondônia, Bahia, Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Ceará, Piauí, Rio Grande do Sul e Tocantins.
Previsão de chuvas intensas
O fim de semana deve ser marcado por fortes chuvas em várias regiões do Brasil, especialmente no Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul, de acordo com o Inmet.
A previsão aponta volumes de até 100 mm em 24 horas, principalmente no sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, Costa Verde e região serrana do Rio de Janeiro.
As instabilidades começam já na madrugada de sexta-feira (18), com tempo severo no oeste de Santa Catarina, Paraná e sul de Mato Grosso do Sul.
Ao longo do dia, essas instabilidades se intensificam e avançam para o restante de Mato Grosso do Sul, norte do Paraná, sul de Mato Grosso e Goiás, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo.
Há risco de formação de linhas de instabilidade, onde tempestades se organizam em sistemas únicos, causando ventos intensos, trovoadas e até queda de granizo.