Pancadas de chuva e ciclone extratropical marcam a semana no Brasil

Nesta segunda, frente fria mantém áreas de chuva sobre o interior da região Sudeste e parte do Centro-Oeste

|
Pancadas de chuva e ciclone extratropical marcam a semana no Brasil
21deOutubrode2024ás08:10

A semana será marcada por pancadas de chuva e pela atuação de um ciclone extratropical, que poderá trazer ventos intensos e tempestades fortes a severas, causando danos em regiões da Argentina, Uruguai e Brasil. 

O risco mais alto de eventos meteorológicos severos ocorre entre quarta e sexta-feira, de acordo com a MetSul. 

Um ciclone extratropical é um sistema de baixa pressão atmosférica, em que os ventos circulam no sentido horário no Hemisfério Sul, sendo gerado pelo contraste térmico entre diferentes massas de ar.

Nesta segunda-feira (dia 21), uma frente fria que chegou no domingo começa a se afastar para o alto-mar, mas ainda mantém áreas de chuva sobre o interior da região Sudeste e parte do Centro-Oeste do Brasil, segundo o Climatempo.

Terça a sexta-feira: novas frentes frias e formação de ciclone

Na terça-feira (22), uma nova frente fria de fraca intensidade passa pela costa do Rio Grande do Sul, e na quarta-feira, 23, ela avança até o litoral de São Paulo

Entre quarta e quinta-feira, 24 e 25 de outubro, espera-se uma queda acentuada na pressão atmosférica no norte da Argentina, resultando na formação de uma frente fria (frontogênese) e de um ciclone extratropical (ciclogênese).

Esse ciclone extratropical deverá se organizar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul na quinta-feira (24) podendo atingir pressão atmosférica abaixo de 1000 hPa, o que aumenta o risco de tempestades com ventos muito fortes.