Lula x Maduro: Venezuela acusa Brasil de barrar sua entrada no Brics e fala em agressão
Na América Latina, apenas Cuba e Bolívia foram selecionados
|O governo da Venezuela acusou o Brasil de vetar sua entrada no bloco do Brics, caracterizando o ato como uma agressão. Em resposta, o Itamaraty esclareceu que o grupo apenas estabeleceu critérios e princípios para novas adesões.
Nesta semana, durante uma reunião em Kazan, na Rússia, os países que poderiam se tornar membros associados foram definidos, e a Venezuela não foi incluída na lista.
“O povo venezuelano sente indignação e vergonha por esta agressão inexplicável e imoral da diplomacia brasileira (Itamaraty), mantendo o pior das políticas de Jair Bolsonaro contra a Revolução Bolivariana fundada pelo comandante Hugo Chávez”, afirmou, em nota, o ministério das Relações Exteriores venezuelano.
Após um consenso entre os dez países membros do Brics, a Rússia convidou 13 nações para se juntarem ao bloco como membros associados. Na América Latina, Cuba e Bolívia foram selecionadas.
Além disso, Turquia, Nigéria, Indonésia, Argélia, Belarus, Malásia, Uzbequistão, Cazaquistão, Tailândia, Vietnã e Uganda também receberam convites.